Produtor Rural Necessita Comprovar Até 30 De Abril

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) é uma Faculdade de Ciências da Vida da Faculdade do Porto dedicada ao ensino de Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica e Bioengenharia. Tem o estatuto de Escola Pública apesar de ter o nome de “Instituto”. É um Instituto sobretudo vocacionado pra Investigação Científica.

Tem como patrono o Professor Abel Salazar e como enorme máxima: “O Médico que só entende Medicina nem ao menos Medicina entende.” As cores do Instituto são o Azul e Amarelo - que simbolizam a aliança da Medicina e da Ciência. Gestão Da Detalhes: Salários E Mercado de 250 docentes com o grau de doutor, destes 50 são professores catedráticos. No âmbito da Biologia Fundamental e Aplicada, o ICBAS é a maior das instituições portuguesas de estudos pós-graduados: frequentam-no mais de 750 alunos de doutoramento, num mundo de 3500 alunos de 18 nacionalidades diferentes. A estátua do Professor Abel Salazar, apontando pro Centro Académico Clínico do Instituto.

Advertisement

A geração em Medicina no ICBAS teve começo em 1976, assentando num projecto pedagógico e institucional muito bom e distinto da geração habitual da Medicina. Tal projecto tem evoluído, face aos novos desafios, sendo neste momento um Mestrado Integrado de acordo com a nova Lei de Bases do Sistema Educativo, destinada a colocar os princípios enunciados no “Processo de Bolonha”. Juliana Alves E Karen Mota Encarnam ‘Rainhas De Bateria’ Em Ensaio O Dia o contacto clínico precoce dos alunos, com uma abordagem integrada de dificuldades clínicos desde as fases iniciais do curso.

O novo modelo promove a criação de modo ainda mais articulada, seja nas ciências mais básicas, seja nas puramente clínicas. Foi reforçado o espaço programático destinado a uma formação concretamente profissionalizante, aquando do 6º e último ano. O equilíbrio entre ciências exactas, biológicas, sociais e médicas, leccionadas por equipas multidisciplinares, foi e continua a ser um dos objectivos pedagógicos mais inovadores da Medicina no ICBAS. A criação em Medicina Veterinária teve início no ICBAS no ano lectivo de 1994/95. O curso organiza-se de acordo com o sistema de unidades de crédito e tem a duração de onze semestres, sendo o último reservado a estágio.

Este curso tem evoluído, face aos novos desafios, sendo neste instante um Mestrado Integrado de acordo com a nova Lei de Bases do Sistema Educativo, destinada a passar os princípios enunciados no “Processo de Bolonha”. 7. E O Projeto De Procura? é leccionada no Campus Agrário de Vairão. O treino em clínica e criação animal fornece ênfase especial aos animais de companhia, cavalos, bovinos e pequenos ruminantes. Por iniciativa conjunta da FEUP e do ICBAS, iniciou-se no ano lectivo de 2005/2006 o Mestrado Integrado em Bioengenharia.

Este curso de 5 anos está segundo o previsto na nova Lei de Bases do Sistema Educativo, destinada a passar os princípios enunciados no “Processo de Bolonha”. Elaborado na interface entre a Biologia e a Engenharia, o curso está apoiado em uma investigação de excelência, pretendendo oferecer aos futuros Bioengenheiros uma sólida criação científica e profissional.

Advertisement

Este curso engloba as diferentes aplicações de Engenharia que se enquadram nos três ramos em que está dividido: Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Biotecnologia Molecular. Estas áreas, a despeito de equivalham a sectores de mercado de trabalho com alguma diferenciação, têm uma formação inicial de base comum em engenharia, biologia, matemática, física e química.

Esta licenciatura, formada em 1981, enquadra-se no domínio da Biologia Aplicada e foi há pouco tempo reestruturada de acordo com os objectivos do Processo de Bolonha”, passando já a ter três anos de duração. A faculdade do Porto, por intermédio do ICBAS e da Faculdade de Ciências, apresenta uma geração em Bioquímica desde 1981. Actualmente, esta geração compreende 2 ciclos de estudos:a Licenciatura em Bioquímica (1º momento)e o Mestrado em Bioquímica (2º passo). O ICBAS desfruta de um Centro de Simulação Biomédica, afiliado ao ensino de clínicos onde se incluem simuladores de inúmeras patologias, alguns dos quais únicos no estado, a título de exemplo alguns simuladores de patologia cardiovascular.

Share This Story

Get our newsletter